O que busca?

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

EFEITO DOMINÓ!


Caríssimos leitores, começo a minha jornada como blogueiro, analisando um tema bastante atual. A crise política que toma conta de alguns países da África saariana e islâmica. A Tunísia ( foto ) entrou nos noticiários internacionais devido a queda do presidente Zine al Abidine Ben Ali, por insistir com um regime totalitário ou absolutista, gerando conflitos entre simpatizantes do governo e jovens que apresentam uma mentalidade ocidental, aliás, com formação acadêmica em universidades européias. O objetivo desses jovens ocidentalizados é construir uma democracia, obviamente o diálogo não existiu entre o povo e o governo.

A possibilidade de uma “intifada” ( levante ) tem assustado outros governantes, que governam países islâmicos, já sentindo estes efeitos na Argélia e no Egito, cujo governante está no poder desde a década de 70. O presidente do Egito, Hosni Mubarak, é um fiel defensor do seu cargo, com eleições fraudulentas e corrupção que se arrasta por décadas. É um momento revolucionário no mundo islâmico, desde a Revolução Iraniana de Khomeini em 1979, quando o governante pró – ocidente Xá Reza Pahlevi caiu do poder. O grande temor dos EUA e da União Européia é a possibilidade dos grupos terroristas como Al – Qaeda e o Hezbollah utilizarem o momento de crise política e desestabilizar os mediadores ocidentais, gerando um fracasso do intervencionismo ocidental na região.

A classe média árabe deseja uma mudança significativa. Muitos admiram turcos islâmicos por apresentarem uma vida social e econômica mais justa, sem perder uma identidade religiosa. A influência cultural ocidentalizada está ainda presente nos países islâmicos, mas por outro lado, os muçulmanos seguem à risca a sharia, lei islâmica e um dos pilares da cultura maometana. A crise típica dos países ocidentais, como falta de emprego, miséria e corrupção tomam conta desses estados, gerando um efeito dominó com proporções significativas na história da África Saariana e no Oriente Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário