O que busca?

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O MARXISMO E A CULTURA


Respondendo o historiador Peter Burke, o que seria uma história cultural? A cultura se manifesta desde quando verbalizamos uma idéia, passando pela música, teatro, religião, política e literatura, com uma produção de ideias do homem. A cultura passou pelo crivo do pensador Karl Marx, tendo como primeiro laboratório cultural a luta de classes, a dialética de cunho metalúrgico com a sua principal obra “O Capital”, mas a filosofia dominou outros campos da cultura. Cito a música erudita que foi classificada equivocadamente como burguesa, por ser erudita, deixando compositores como Mozart, Bach e Beethoven na berlinda cultural entre os simpatizantes do marxismo ortodoxo, além de escritores como Dostoievski e Victor Hugo, com fortes críticas por terem uma linha de pensamento supostamente pró – burguesia.

É um momento de transição entre cultura erudita e cultura popular. Na História do Brasil, a cultura erudita ficou em xeque, principalmente na Semana da Arte Moderna com intelectuais alimentando a cultura popular nacional, sobretudo, dando ênfase no campo literário, música e artes, sem é claro, apresentar um teor marxista, mas dando margem para a formação cultural marxista nos anos posteriores, principalmente nos anos de chumbo, tendo como principais ícones Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Josué de Castro, Érico Veríssimo entre outros. O materialismo histórico e a metafísica de cunho antropológico são fontes fidedignas para uma analise strictu sensu sobre um tema extremamente relevante. No século XX tivemos duas vertentes sobre o tema: a observação dos historiadores e antropólogos do universo histórico – humano pelos marxistas como Edward Thompson, com o clássico “Formação da Classe Operária Inglesa” e do principal expoente literário Eric Hobsbawn, com uma vasta publicação sobre cultura humana e imparcial do materialismo histórico e por último os escritores não – marxistas como Huizinga, Umberto Eco ou Ginzburg, que buscam nas letras, idéias e observações plurais na antropologia cultural e história cultural. A cultura marxista deixa um legado para todos os apaixonados da cultura histórica, herança sui generis do século anterior na cultura e no meio acadêmico.

Um comentário:

  1. Boa resposta! Acrescentaria, porém, outros os pensadores marxistas que trataram da cultura , entre eles Gramsci, Trotsky e Adorno e Benjamim. A cultura não é, realmente, algo novo para o marxismo e vc o demonstra bem.

    ResponderExcluir