O que busca?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

É O CAMISA DEZ DA GÁVEA!!


No ano em que Zico completa 60 anos de idade, nós os flamenguistas apaixonados por futebol, elegemos em definitivo o “Galinho de Quintino” como Rei da Gávea. Todo flamenguista tem uma lembrança de um jogo ou jogada do eterno camisa 10. Após a cirurgia, devido uma entrada violenta de um oponente, o seu joelho nunca mais foi o mesmo, consolidando  um problema crônico ao longo de sua vida. Muitos acreditaram no fim  de sua carreira, porém a sua determinação e vontade de voltar aos gramados foram o suficiente para o seu retorno com genialidade, sagacidade, ginga e classe como pontos essenciais, fundamentais do maior ídolo do Flamengo.
O clássico FLA – FLU de 1986 me impressionou, entrando para a história devido o retorno triunfal de Zico. Um jogo em que o craque fez três gols, usando a heterogeneidade para vencer aquela partida. O Galinho fez gol de cabeça, com bola rolando e com a sua especialidade, o gol de falta, com o goleiro do time adversário em uma letargia, atônico, sentindo na pele a inércia perante uma física inexplicável de uma bola mágica que entrava lá onde a coruja dorme. Lima Barreto que tinha uma verdadeira ojeriza pelo football, devido o seu estrangeirismo no início do século XX, certamente mudaria suas concepções absolutistas e ficaria encantado com a brasilidade e a identidade em uma  tríade entre  Flamengo, Zico e o Maracanã.
Seria enriquecedor o olhar futebolístico e literário de Lima Barreto com o cronista e centenário Nelson Rodrigues, ambos colocando  -o numa literatura prosaica, verídica, poética e nada fictícia para a posteridade. Faltaria para todos os apaixonados pelas letras, adjetivos para definir o Flamengo de 1981.  Leandro, Andrade, Tita, Júnior, Mozer, Nunes e Adílio,  eram vistos como jogadores e craques que usariam a camisa da Gávea com propriedade, mas a 10 sempre a identificação com o Galinho, assim como o 10 do Santos sempre será a identificação de Pelé. Se Rondinelli é o “deus” da raça, Zico é o espírito do Flamengo com garra, determinação e vitórias e parafraseando o compositor Jorge Bem Jor, Zico é o camisa 10 da Gávea!     

Nenhum comentário:

Postar um comentário