O que busca?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

AS CRÔNICAS DAS NOSSAS VIDAS!


Escrever, exercício do nosso intelecto que multiplica não só o saber, mas cria uma consistência no espírito humano, como uma receita médica, enxergando a si mesmo ou tudo aquilo que norteia as nossas vidas. Pode ser em um passeio numa praça; um sorriso encantador de uma criança ao ver as peripécias de um palhaço em um circo; observar a beleza das árvores ao deixar cair folhas com o ar do outono entrando na nossa mente ou uma conversa entre amigos numa mesa de bar.

O cronista é o último a ser cartesiano. Ele alimenta a existência dos seres: fauna, flora e o homem com uma peculiaridade, um lirismo poético que vai do modernismo ao pós – modernismo, com classe, sapiência, não com soberba de conhecimento científico, mas o conhecimento da vida, do mundo que os cercam...aaahh, os cronistas, aqueles defensores incansáveis da simplicidade, como Lima Barreto, com pitadas de um humor cheio de sarcasmo, sem qualquer linha de vulgaridade, caiu no gosto de leitores, independente da formação do leitor.

A escrita em si pode derrubar barreiras, com uma linguagem moderna, sem perder linhas clássicas da nossa língua, mas principalmente, mentalidades com raízes profundas no conservadorismo, como Nelson Rodrigues ( foto ), com crônicas picantes que dominavam a sexualidade de homens e mulheres, além é claro, de ser o nosso Pelé quando escrevia na sua máquina a essência e a magia do futebol. O jornalista Stanislaw Ponte Preta preenchia papéis com textos repletos de panacéias e cinismo em um cotidiano único, mas com particularidades e subjetividades como poucos ao escrever e destrinchar a vida. Ser cronista, enfim, é colocar no papel observações com uma riqueza de detalhes, como um papo informal entre amigos, sem clichês, sem verbetes, preferencialmente sem erudução, e com um único propósito. Mostrar como é o nosso cotidiano, a nossa vida, como foi bem dito por Nelson Rodrigues: “A vida como ela é!”

2 comentários:

  1. achei legal o passeio descritivo que fez pelo universo da literatura, embora seja um amante de literatura classica não sei bem as especificidades de cada movimento literario :/ Mas seu BLOG está ótimo , exalando erudição XD


    vem me visitar?

    http://meumundinhoinsanowill.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu gostaria muito de ter o dom de escrever. Acho que não tenho muita habilidade, mas vou tentando.
    Nelson Rodrigues era fabuloso.
    Abraço

    www.tocadowilliam.com

    ResponderExcluir