O que busca?

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A CIVILIZAÇÃO CELTA



Uma das civilizações mais interessantes no estudo da antiguidade é a etnia Celta, que ocupava o espaço geográfico da Lutécia, bem conhecido por nós como Paris. A formação do povo francês se deu na Proto – História, isto é, período entre a Pré – História e a História, que é determinado com a Idade do Cobre e Idade do Ferro e prontamente estudado pelo escritor Ricardo Corrêa Coelho [ COELHO, Ricardo Corrêa, Os franceses, Ed. Contexto, São Paulo, SP, págs 384, 2008 ].
A civilização celta era de origem ariana e caucasiana, e o seu tronco linguístico era indo – europeu, sob forte influência de línguas anglo – saxônicas. Os celtas eram divididos em povos e tribos, com rituais próprios, leis e costumes distintos, sem apresentarem uma unidade política, porém o comportamento religioso era polarizado por todos, com a cultura druída.
Na cultura linguística do termo celta, exploramos o seu significado com a interpretação grega da palavra, como galatai, que significa “invasor” e a interpretação latina da palavra celta, como gallus, que em francês, surge a definição gaulês. Nem todos, é claro, eram gauleses. O termo é genérico para aqueles que viviam na antiga Gália e não tinham origem gaulesa. A Gália ocupava os espaços da França, Bélgica, o extremo oeste da Alemanha e o Norte da Itália.
Os gauleses viviam da agricultura, caça, pesca e bebiam cerveja, como todos os povos do norte da Europa. Hoje, os franceses degustam um bom vinho, devido a influência romana, após a conquista de Julius Cesaris, no ano 51 a.C; na Batalha de Alésia, derrotando Vercingetorix. Os cultos religiosos eram celebrados pelos guardiões do saber, ou seja, os próprios druidas, que exerciam a função de sacerdotes e tinham diversas funções na sociedade gaulesa. A origem da palavra celta dru – wi – des, quer dizer, “muito sábio”. O conhecimento era transmitido via oral, apesar do profundo conhecimento dos druidas da escrita, carregado de cultura etrusca, enfim, berço cultural da Península Itálica.
A classe dos druidas era subdividida: em bardos, que dominavam a arte da oratória, da poesia, sátiras ou louvores e os ovados, que celebravam os cultos, dominando a medicina e a adivinhação. heranças gaulesas deixada para os romanos é simplesmente gigantesca. A primeira e mais significativa é no plano militar. Eram bons ferreiros, criaram a espada moderna para combates, o surgimento do barril, substituindo as ânforas de barro para armazenar água, vinho e azeite, prontamente usada pelos gregos e romanos, e por ultimo, o sabonete. A herança cultural dos celtas é completa, que respingou não só nos europeus, mas na maioria dos povos euro – americanos. Uma cultura mística e mítica que ocupou parte da história europeia em um passado distante, mas não esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário