O que busca?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O SÉCULO CRISTÃO




No século IV, o Império Romano estava subdividido em quatro coimperadores, que dominavam o espaço geográfico imperial de uma forma fraterna entre imperadores que dividiam o Oriente Romano ( Grécia, Turquia, Síria e Egito ) e o vasto Império do Ocidente, que ia do Danúbio até o Magreb dominado pelo Imperador Licínio e as antigas Gália Cisalpina, Hispânia e Britânia pelo conquistador Constantino, porém um certo ladrão chamado Maxêncio, usurpou a Península Italiana e Roma.
Mas após um sonho de caráter divino, Constantino converteu – se ao cristianismo, em que um anjo daria a notícia da vitória em nome de Deus e Cristo, surgindo o crisma da vitória sobre Maxêncio. Licínio era pagão e o paganismo conviveu harmoniosamente com a cristandade entre 313 e 324 d.C. Na ótica cristã, o paganismo era uma superstição desprezível, uma filosofia da verdade, suprema sobre o neoplatonismo, agnosticismo e paganismo. A dialética entre o cristianismo e o paganismo estava num crescimento razoável no século IV, mas havia semelhança entre a nova religião e as culturas mitológicas, no quesito protecionismo.
Segundo o autor do livro Paul Veyne [ VEYNE, Paul – Quando nosso mundo se tornou cristão: [ 312-394 ] – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, páginas 385, 2010 ], um renomado historiador, a idéia de aviso metafísico não tem origem propriamente cristã, e é anterior ao nascimento de Cristo. Comprovada pelo militar romano Marco Aurélio, temendo a sede de seus legionários, mas o deus Júpiter Pluvius mandou chuva como resposta divina. Constantino não só converteu – se em cristão em 312, mas também consolidou um Império Cristão com moralidade, mistério e simplicidade.
Uma fascínio entre a simplicidade e complexidade ainda não compreendida por muitos no século IV. Como um libertador espiritual, Constantino consolidou a cristandade com conquistas, como na carta de Constantino a Ário, no ano 324: “Está em meus desígnios restaurar e harmonizar o corpo do nosso mundo [ romano ], que estava gravemente ferido; meu objetivo é corrigir isso pela força das armas”. Com propriedade, Constantino libertou Roma em 315 do ditador pagão Maxêncio, “inspirado pela divindade”, instinctu divinitatis, com a testemunha ocular do escritor cristão Lactâncio.
Na gestão imperial de Constâncio II, a prática de sacrifícios que até então era tolerado, foi perdida por imperadores pós – Constantino. O judaísmo caiu na desgraça, com um antissemitismo de pagãos e cristãos, tendo Constantino como um representante legítimo do Salvador na Roma libertina, bem esclarecido pelo historiador romano e pagão Amiano Marcelino, ao defini-lo como “renovador e agitador das coisas”, como um profeta do Império Cristão, escrevendo de uma forma hegeliana, enfim plena, aos bispos que estavam reunidos no Concílio de Tiro: “Não podereis negar que sou autenticamente servidor de Deus, porque minha piedade faz com que tudo viva em paz; os próprios bárbaros, que até o presente ignoravam a Verdade, agora conhecem Deus graças a mim, seu servidor, louvam seu nome como convém e o temem, porque os fatos os levaram a constatar que Deus era por toda parte meu escudo e minha providência; eles nos temem porque temem a Deus”.
Mesmo tendo alternância entre imperadores pagãos e cristãos, o cristianismo ganha solidez em um século de Constantino, formando uma mentalidade nova e herdada desde Constâncio II até o Imperador Teodoro, no século VI, com novos desafios, com cismas e o choque ideológico com o islã pós – Maomé. Com isso, o cristianismo torna – se a nova plenitude do homem, estilhaçando a cultura politeísta pagã, tão presente na prostituta Roma e que resistiu até a sua queda em 476d. C. Um livro excelente, intenso, escrito com clareza de ideias pelo historiador medievalista Paul Veyne.




Um comentário:

  1. Uma opinião pessoal sobre o texto:

    “Está em meus desígnios restaurar e harmonizar o corpo do nosso mundo [ romano ], que estava gravemente ferido; meu objetivo é corrigir isso pela força das armas”

    Um homem é iluminado por um deus e se sente no direito de usar da força para mostrar que todos os outros que tenham religião diferente da dele que estão errados. Roma propagou o cristianismo pelo mundo, e ao mesmo tempo, as guerras religiosas.

    Uma opinião sobre o texto:

    Talvez pela minha falta de costume com textos em normal culta, mas senti certa dificuldade na compreensão de certos trechos.

    ResponderExcluir