O que busca?

sábado, 26 de maio de 2012

AS BIBLIOTECAS NA ERA DIGITAL

Um dos objetivos fundamentais do escritor e do bibliófilo, e diga – se de passagem que tem preocupado e muito a nata culta dos estudos literários, é manter uma biblioteca digitalizada, organizada com temas variados, preservados e com gestores capazes na orientação dos pesquisadores e leitores leigos interessados em documentos históricos e literários atuais ou incunábulos raros, mas de fundamental importância no que se refere a memória de uma sociedade ou de um ícone. No Brasil temos inúmeras bibliotecas que apresentam reformas inacabadas ou bibliotecas maquiadas com tablets ou notebooks de última geração, criando um conforto no acesso da memória mineral, mas sem qualquer estrutura ou orientação para os pesquisadores e interessados em biblioteconomia, que buscam jornais preservados em locais adequados, de caráter público e de fácil acesso.
Recentemente, a Biblioteca Nacional sofreu um acidente inesperado. O sistema de refrigeração apresentou defeito e acabou vazando água para o interior da biblioteca, comprometendo parte do acervo literário e jornalístico do início do século XX. Este tipo de problema poderia ter sido evitado? Sim. Uma manutenção semestral impediria um problema desse porte, como é feito em bibliotecas do congresso americano, a biblioteca da Universidade de Coimbra ( Foto ), Portugal, que não impede a ordem natural da cadeia alimentar dos morcegos, praga que deixa fezes, mas alimentam – se de fungos que comprometem incunábulos. Com isso, os livros raros ou incunábulos estão preservados. Dentre elas, a obra Eneida, do poeta romano que viveu no século I a.C. Virgílio ou originais de Camões e Fernando Pessoa.
A necessidade de digitalizar bibliotecas é necessária para facilitar o acesso à documentos históricos e literários que encontram – se deteriorados, contribuindo na pesquisa científica. O computador não vai substituir o manuseio de obras e jornais raros, mas poderá e deve ser usado como ferramenta indispensável na boa pesquisa, facilitando o acesso ao saber. A ideia dos pesquisadores e escritores é manter as bibliotecas públicas como ilhas sólidas de conhecimento, pulsando em cultura literária e inspiração dos que são apaixonados pelo conhecimento literário.


Nenhum comentário:

Postar um comentário