O que busca?

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ESCRITORES, CIRCUITO LITERÁRIO E O MONOPÓLIO DAS EDITORAS!


O ano de 2012 foi promissor na produção literária nacional e internacional, com vários eventos voltados para a Literatura. No Brasil tivemos a FLIP ( Feira Literária de Paraty ), FLUPP ( Feira Literária da Unidade Pacificadora ), FLOP ( Feira Literária de Ouro Preto ), a FLIPORTO ( Feira Literária de Porto de Galinhas e a Feira Literária Internacional de São Paulo, todos com sucesso de público, agraciando editoras brasileiras com boas vendagens. Mesmo assim, ocorreram algumas críticas do mercado editorial em relação aos novos escritores, devido a falta de qualidade textual ou a dificuldade do escritor de entrar no circuito literário.
Motivos é que não faltam, dentre eles, a falta de um QI ( Quem Indique ) ou por produzir uma obra que não se encaixa com a editora. As grandes editoras do país como a Companhia das Letras, Martins Fontes ou Jorge Zahar encontram –se diante de pilhas e mais pilhas de envelopes ou caixas de e-mails lotados de obras em pdf, obras em e-books ou mesmo em blogs, assim como eu e outros blogueiros, que usam o espaço para a publicação de suas resenhas, impressões literárias, poesias ou crônicas. São ferramentas indispensáveis para um escritor independente e contemporâneo, com o único propósito de publicarem suas obras, além da produção on demand, com tiragens pequenas e independentes.
O mercantilismo literário, atrelado ao pragmatismo míope das editoras impede a democratização literária dos autores nacionais. A ideia errônea  que autores nacionais não vendem cai por terra com a Feira Literária de Frankfurt, com intensa procura por escritores consagrados como Machado de Assis ou Jorge Amado. Sim, são escritores consagrados, com uma produção literária consolidada, mas temos também escritores regionais e nacionais em evidência no Brasil, que ganham espaço em editoras em ascensão ou intermediárias, participando de debates ou fóruns. Fora isso, vejo um ano ainda mais expressivo na produção literária no Brasil, mas dosando com autores nacionais e estrangeiros. Fecho o meu blog em 2012 com muita alegria por ter resenhado deliciosas obras de Dostoiévski à Drummond. Nunca resenhei com tanto gosto obras de ficção, obras filosóficas, troquei ideias literárias com amigos, professores e alunos e espero que os meus leitores tenham gostado. No ano de 2013, eu voltarei com gás, vontade e mais obras literárias. Boas Festas para todos!!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário